Virtual Mamoré

Virtual Mamoré

Ciclismo: descubra os benefícios e como iniciar no esporte

(Foto: Divulgação)


Pedalar é um exercício bem completo e que pode ajudar muito na sua saúde. A prática requer uma boa bicicleta, roupas adequadas, capacete e sapatilha de ciclismo

Mas esse investimento inicial tem resultados rápidos: é um esporte democrático e que pode ser praticado sozinho ou em grupo.

Entenda melhor como o ciclismo pode ajudar você!

Quais são os benefícios do ciclismo?

Dar umas pedaladas traz várias melhorias para a sua saúde física e mental. A seguir, conheça os principais benefícios.

Diminuição do estresse

O estresse é reduzido graças à liberação de endorfina que ocorre durante o exercício. A substância diminui a irritabilidade causada no dia a dia e traz a sensação de bem-estar e de relaxamento.

Perda de peso

A prática também ajuda na perda de peso, diminui a fadiga e aumenta a resistência do corpo, elevando os níveis de energia e acelerando o metabolismo.

Aumento da coordenação motora

Por exigir equilíbrio constante, essa atividade afeta positivamente a coordenação motora, já que praticante precisa manter sua atenção no movimento para evitar quedas.

Benefícios à saúde mental

Além de todos os benefícios físicos, a bicicleta dá uma enorme sensação de liberdade, o que faz muito bem para a mente, aumentando o bem-estar emocional.

Como iniciar na prática?

O primeiro passo é comprar uma boa bicicleta, adequada ao seu porte físico e aos seus objetivos no esporte. Não é necessário investir em um modelo de última geração, mas é importante contar com um veículo de qualidade, que ofereça segurança durante a prática e tenha uma boa vida útil.

Qual é a importância da roupa ideal?

É importante comprar a roupa e os equipamentos adequados. Um capacete é indispensável para prevenir acidentes. Luvas e óculos também proporcionam mais proteção e conforto durante a prática. Além disso, uma roupa leve e confortável, que não prenda os movimentos, é indicada para quem vai se aventurar nas pedaladas. 

As roupas próprias para essa atividade possuem o tecido e o acolchoamento corretos para garantir o conforto, além de serem produzidas em cores que facilitam a visualização.

Assim, é possível ir além na prática e realizar viagens curtas de bicicleta, enfrentando estradas e aliando esporte e diversão.

Vale a pena investir em uma sapatilha de ciclismo?

A sapatilha de ciclismo traz mais conforto e segurança durante a prática do esporte, melhorando muito o desempenho do atleta.

Sua estrutura foi pensada para evitar que o pé se solte acidentalmente do pedal, aumentando a firmeza durante as pedaladas. Essa característica ajuda muito não só quem usa a bicicleta para exercícios físicos, mas também aqueles que a utilizam como meio de transporte — se houver alguma queda acidental, o ciclista consegue soltar a sapatilha e evitar maiores danos físicos.

Além disso, o calçado mantém a estabilidade durante o movimento, evitando que os pés sejam movidos de maneira incorreta. Assim, o exercício é feito mais confortavelmente e proporciona melhores resultados.

E você, está empolgado para começar a pedalar por aí? Comece a providenciar a bicicleta, a roupa, o capacete e a sapatilha de ciclismo, organize um horário ideal para a prática e sinta em seu corpo todos os benefícios que esse esporte é capaz de proporcionar!

Nenhum comentário

Mais no Virtual Mamoré